Confira a lista dos principais documentos para dar entrada no seu processo de nacionalidade
Os principais documentos, aqueles que farão parte de todos os processos de nacionalidade, são a certidão de nascimento do português e de quem irá requerer a nacionalidade. Bem como, a certidão do ascendente direto, caso seja necessário pular uma geração.
Fique atento: a certidão de casamento não substitui a certidão de nascimento. No Brasil, é corriqueiro ouvir que quando nos casamos a certidão de nascimento é substituída pela certidão casamento, mas isso não é uma verdade! Você sempre terá a sua certidão de nascimento e, em alguns casos, por exemplo no processo para requerer a nacionalidade, a certidão de casamento não basta.
Na certidão de nascimento há dados que não constam na certidão de casamento, como por exemplo os nomes dos avós (maternos e paternos). E por esses dados é que se comprova os laços com seus ascendentes portugueses. Assim, no processo de nacionalidade é obrigatório apresentar a sua certidão de nascimento inteiro teor e a cópia do livro onde está registrado o seu nascimento (certidão de nascimento por cópia reprográfica), ambas apostiladas.
Se a nacionalidade for requerida com base no nascimento ou casamento, serão necessários outros documentos. Por isso, é muito importante verificar em qual hipótese legal o seu caso se enquadra, pois para cada caso há documentos diferentes e obrigatórios que devem ser apresentados.
Viajar e conhecer toda a Europa sem burocracia, fugindo daquelas filas imensas da imigração.
Ou em qualquer país da União Europeia. Desfrutar de liberdade, qualidade de vida, segurança, saúde e educação de países de primeiro mundo. Criar seus filhos com liberdade e proporcionar a eles uma bagagem cultural de morar no exterior é uma experiência de vida.
Atualmente, dar a eles a opção de viver em praticamente qualquer lugar do mundo, é dar uma oportunidade que pode ser desfrutada por poucos. Se essa possibilidade existe, não deixe passar em vão.
O passaporte português é um dos mais fortes do mundo e te dá liberdade de ir e vir, dentro do bloco europeu, sem data de retorno.